top of page
black-water-background-with-bubbles.jpg
Inglês

TECNOLOGIA
 

UNIDADE COMPLETA

A unidade completa da CENTRIFUGAR pode receber materiais oriundos de diversas origens, como borras da limpeza de tanques de óleo cru, Slops, tanques de Diesel, óleo combustível contaminado, Lamas de perfuração, lodos e outros.

O objetivo da unidade completa é ter uma grande gama de resíduos oleosos ou não, com condições de tratabilidade na unidade, tendo como premissa básica, recuperar e especificar o óleo, tornando - o comercial.

Entregar uma água para a unidade de tratamento com TOG  menor ou igual a 1%, ou seja, uma água relativamente fácil de tratar.

Por fim, gerar uma torta, que é a concentração dos sedimentos, com menor percentual possível de água e óleo. 

Ainda, a CENTRIFUGAR também fabrica e opera unidades dedicadas a um determinado produto, caso não haja a necessidade de uma unidade completa, reduzindo assim o investimento e o custo operacional.

VOLUMES PROCESSÁVEIS

EMULSÕES OLEOSAS (BORRAS OLEOSAS)
A Maior unidade hoje fabricada pela CENTRIFUGAR, pode chegar a processar 15 m³por hora, sendo que a vazão está diretamente ligada a composição da emulsão em
questão, podendo alterar drasticamente esse volume.

 

Para volumes menores podemos fabricar máquinas no tamanho desejado pelo cliente e para unidades maiores a
sugestão é a montagem de equipamentos em paralelo.
- Como exemplo podemos citar uma borra de tanque de óleo cru que tenha 3% de sedimentos 50% de água e 47% de óleo, com esta composição teremos uma vazão
média de 12 m³/h, recuperando e especificando até 96% do óleo contido na borra.


RESULTADO DA SEPARAÇÃO DE FASES
Óleo Recuperado - BS&W ≤ 2% (Percentual Médio 1%)
Água Separada - Presença de Óleos e Graxas - TOG Máximo 1%
Torta Adensada - Composição variada em função da granulometria, densidade do óleo e sedimentos existentes.

LAMA DE PERFURAÇÃO
A vazão operacional da maior unidade CENTRIFUGAR irá variar em função do percentual de sólidos secos existente na lama a ser tratada, podemos tomar como base uma lama com 10% de sólidos secos, com esta composição a
unidade poderá processar até 12m³/h no caso da lama a base óleo (sintética) e até 16m³/h com a lama a base água.


RESULTADO DA SEPARAÇÃO DE FASES:
Lama a Base de Água:
Sedimentos Adensados - Percentual de Sólidos até 70%.
Água Separada - Presença de Sólidos Secos até 0,3%.
Lama a Base de Óleo:
Óleo Recuperado - BS&W ≤ 2%.
Água TOG de até 1%.
Torta Adensada – Cerca de 35% de sólidos

 

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO


O processo de centrifugação se baseia na diferença de densidade dos componentes de um líquido, a unidade se utiliza de dois tipos de centrifugas: CENTRIFUGA HORIZONTAL DECANTER


Máquina de fabricação CENTRIFUGAR, Gera cerca de 2400 GS e tem a função de remover os sedimentos mais pesados, adensando-os em forma de uma “torta”, Fazendo com que a fase líquida reduza o percentual de sólidos em suspensão para o máximo de 2,5% SSpermita a continuidade do processo.

Em materiais isentos de óleo o Decanter faz o trabalho sem necessidade de outros processos.

CENTRÍFUGA VERTICAL DE EXTRAÇÃO CONTÍNUA
 

VEC 580 GII fabricada pela CENTRIFUGAR gera 6000 GS, é uma máquina de separação contínua de três fases, onde o óleo separado sai especificado com no máximo ≤ 2% de BS&W, a água sai com TOG máximo de 1% e os sedimentos são arrastados pela água numa terceira saída.

 

Esta máquina pode trabalhar com diversos tipos de emulsões com vazão de até 15m³/h, que varia de acordo com o material processado, ela não trabalha sozinha, e faz parte de uma unidade de processo, sendo ela o coração desta.

Centrifuga Decanter, duas fases
Centrífuga vertical, três fases

KNOW HOW

Todo o Know How do processo assim como as máquinas foram nacionalizados e são de domínio da CENTRIFUGAR; característica essa que trás a vantagem da versatilidade de se construir quantas unidades forem necessárias a um custo mais acessível, sem a dependência de importação de equipamentos, peças ou mão de obra especializada.

bottom of page